O Poder do Erro!

Você já percebeu que os diversos erros ou enganos que cometemos em nossas vidas, mesmo alguns freqüentes, que insistem dia-a-dia, podem agir positivamente em nosso crescimento pessoal.

Todos sabemos que errar é humano. Temos a certeza que só erra quem faz! Mas nem todo mundo dá a devida atenção ao erro, ou melhor, ao engano. A palavra engano tem a condição de soar mais ingênua, menos agressiva. Somos obrigados a tomar decisões a toda hora, muitas vezes munidos de dados incompletos, onde por diversas vezes apelamos para nossa intuição. O volume de informação é assustador, assim como a velocidade das mudanças. Estar atento aos comportamentos, tendências, cenários, opiniões e a outras diversas e mutáveis variáveis, que afetam nossas decisões, é de grande importância, apesar de não nos garantir margens expressivamente mais seguras de acerto.

“O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção pela qual nos movemos” – Oliver Wendell Holmes

Os analistas que lidam com diversos cenários falam de probabilidades, dando ressalvas às margens de desvios. Quando mais incertezas, menos precisão nas avaliações, até que, com o passar do tempo, as coisas vão se definindo, clareando, acomodando desta ou daquela forma, e aí então, a previsibilidade é mais garantida. Só que a vida que nos afeta pessoalmente, diariamente, muitas vezes não nos dá margem de folga, nos exigindo um posicionamento, uma definição quase sempre imediata, o que nos leva então às decisões.

Temos erros que são corrigíveis e aqueles que infelizmente são incorrigíveis. Fazer com que nossas decisões sejam mais assertivas nos diversos meios é que confere o cerne de nossa questão.

Ninguém erra deliberadamente, a não ser que o engano seja uma estratégia, em um contexto maior. Queremos opinar acertadamente, escolher confiantemente, decidir convictos de estarmos certos. Mas muitas vezes não conseguimos. E daí? Seguimos em frente, mas com reservas! É necessário refletir e achar os motivos de nosso engano, vamos ficar atentos e aprender com nossos erros, imediatamente, sem delongas, sem preguiça, com a mesma atenção e dedicação na análise do engano, comprometidamente. Se agirmos assim, alcançaremos no futuro mais confiança, mais sapiência e diminuiremos as margens reservadas para os erros.

Erramos por diversos motivos, entre eles destacamos o desconhecimento, a negligência, a ansiedade, o medo e as associações ou interpretações incorretas dos fatos. Nossa educação não dá atenção ao erro, desvaloriza, despreza e rejeita. Só aquelas questões que acertamos é que são vistas e enunciadas como sendo de valor. Logicamente está certo este procedimento de avaliação, mas vamos ser mais argutos.

Está reservada a mim, somente a mim, a análise de meus erros. Somente estudando em que errei, por que errei, como errei, quando e onde errei, além da intensidade, é que encontrarei as respostas que me ensinarão. Acertar na escolha é nossa missão. Vivemos para acertar e não para errar. Então, aprender com nossos erros é usar de inteligência, consciência do conhecimento. Mas atenção! Ser sábio é aprender com os erros do outro!

No convívio com a família, no trabalho e na vida social somos provocados a tomar decisões, posicionarmos, e é nesses momentos que temos que referenciar às nossas experiências e informações ou de forma claramente consciente, fazer paralelos em experiências similares vividas por outros. Saber de nossas limitações e avaliar o ambiente soma a nosso favor, mas projetar conseqüências torna-se instrumento decisivo da tomada de decisão.

Duas verdades são absolutas nestas questões: - Quem planeja está sujeito a erros, quem não planeja já está errado; - Quem planeja constrói o futuro. Quem não planeja fica à mercê do destino.

Pense melhor em seus erros e nos erros dos outros, aprenda com eles e descubra o poder do erro!

Marcelo Torres Pinheiro é Diretor Administrativo da Prospectiva Brasil

Copyright © 2006 - 2018 Nova Prospectiva Ltda. Todos direitos reservados

Endereço: Quadra 305 Sul, AV LO 5, LT 25, Palmas/TO, (63) 3215-7635, concursosaofelix2017@gmail.com