Notícias

ECONOMIA SOLIDÁRIA

15/03/2011 05h28

ALGODÃO ECOLÓGICO BRASILEIRO ATINGE MERCADO NO EXTERIOR

A Cadeia Ecológica do Algodão Solidário - Justa Trama se prepara para lançar coleção própria em setembro na Itália. Apoiada por consultores deste país, a marca inova com a criação de modelos de bolsas, acessórios e vestidos a partir da mistura de diferentes técnicas e matérias-primas. Outro importante passo será o envio até julho de duas toneladas de fios de algodão para um grupo de microempresas italianas.

A Justa Trama reúne cerca de 700 trabalhadores que atuam em todos os elos da indústria têxtil em seis estados do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia e Ceará. A marca participa desde 2010 do projeto ‘Territórios Solidários – Desenvolvendo e Fortalecendo Empreendimentos Solidários e Autogestionários’, desenvolvido pelo Sebrae. O projeto dá apoio na promoção de consultorias em design e gera oportunidades de comercialização.

No início deste mês, a consultora em design e moda colombiana Lucy Salamanca veio ao Brasil para finalizar a etapa de construção da nova coleção da Justa Trama. Lucy vive há 30 anos na Itália e atua com a Cooperativa de Comércio Justo da Itália (Fair), que importa produtos da marca nacional. “Primeiro, nos apropriamos do conceito do que seria a nova coleção. Agora, o trabalho foi voltado ao desenho e confecção das peças”, explica a consultora do projeto no Brasil, Denise Laitano.

Bordado com serigrafia

A coordenadora destaca entre as inovações das peças da Justa Trama a mistura do bordado com serigrafia e tecido com algodão. “Aprendemos a ousar mais. O acabamento está mais qualificado e os modelos agradam tanto o estilo brasileiro quanto o italiano. O trabalho da design mostrou que podemos brincar com as posições das estampas. Também percebemos que é possível fazer vestido de festa com algodão”, destaca a coordenadora da Justa Trama, Nelsa Nesposo. A designer Lucy levou as amostras das novas peças para apresentar às lojas de comércio justo na Itália.

Além de chegarem ao mercado italiano, os produtos da Justa Trama podem dividir espaço com obras de arte durante na Bienal Latino-Americana, prevista para acontecer em outubro em Porto Alegre. No evento circulam em média mais de cem mil pessoas.

Lucy e o italiano Luigi Eusebi visitaram a sede da Justa Trama em Porto Alegre. Luigi é um dos criadores da parceria Justa Trama com o comércio justo italiano. Luigi também foi à Cooperativa de Produção Têxtil (Coopertextil), responsável por fabricar os fios utilizados pela Justa Trama, em Pará de Minas (MG). “Ele avaliou os processos de produção e destacou questões a serem melhoradas, como a pontualidade na hora da entrega e a necessidade de reforçar as embalagens que envolvem os fios”, conta Nelsa.

Fonte: Sebrae, por Regina Xeyla em 14.3.11

 

Copyright © 2006 - 2020 Nova Prospectiva Ltda. Todos direitos reservados

Endereço: Quadra 305 Sul, AV LO 5, LT 25, Palmas/TO, (63) 3215-7635, concursobrejinho2019@gmail.com