Notícias

LIMPA BRASIL - MOBILIZAÇÃO NACIONAL

28/04/2011 05h41

Criado na Estônia, em 2008, o movimento Let´s Do It! mobilizou 50 mil voluntários para retirar 10 mil toneladas de lixo das praças, ruas e parques em um período de apenas 5 horas. No Brasil, o projeto se extenderá por dez anos e reunirá voluntários, poder público e iniciativa privada com o objetivo de informar e mobilizar a população sobre os problemas dos resíduos sólidos.

A edição brasileira do Let´s Do It! está sendo realizado pela Atitude Brasil, em parceria com a UNESCO, prefeituras e empresas, e passará por sete cidade em 2011: Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Guarulhos, Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte. De acordo com Marta Rocha, diretora executiva da Atitude Brasil, "o dia da limpeza é a ponta do iceberg da criação de uma nova cultura".

A primeira parte desta iniciativa será o mapeamento dos pontos de descarte ilegal de lixo coma ajuda dos voluntários, possibilitando um planejamento estratégico de re.colhimento de grandes quantidades de resíduos nos dias do multirão. A população pode participar enviando fotos pelo celular e cadastrando pontos de acúmulos inadequados de lixo pelo site do Limpa Brasil. Os dados serão consolidados por uma ferramenta de código aberto desenvolvida na Estônia e customizada no Brasil para atendar as necessidades locais.

O lixo reciclável recolhido será separado e enviado às cooperativas. O que não puder ser reciclado ficará sobre responsabilidade das prefeituras, que encaminhará o material para aterros sanitários. Após as ações, ocorrerão shows com grandes astros da música brasileira que aceitaram participar do evento sem cobrar cachê.

O movimento conta com o patrocínio das empresas Oi, Vale do Rio Doce e Banco do Brasil, além do apoio da rede Globo, Canal Futura, TV Cultura, MTV, Revista Istoé, Editora Trip, gráfica Stilgraf, agência Leo Burnett e a marca de roupas Daslu. Algumas personalidades também participarão da campanha de divulgação e informação, como Tião Santos, que participou do documentário "Lixo Extraordinário" sobre o artista plástico Vik Muniz; o ator Wellington Nogueira, criador da ONG Doutores da Alegria; e o escritor Ferréz.

Fonte: Agenda Sustentável em 27.4.11

 

Copyright © 2006 - 2020 Nova Prospectiva Ltda. Todos direitos reservados

Endereço: Quadra 305 Sul, AV LO 5, LT 25, Palmas/TO, (63) 3215-7635, concursobrejinho2019@gmail.com