Artigos

Meio Ambiente e Ecologia

05/03/10 11h00

Projeto Aves do Tocantins

A Prospectiva Brasil também vem atuando na área de meio ambiente, participando de estudos com aves no Parque Estadual do Cantão.

O Estado do Tocantins possui uma rica e diversa avifauna. Esta variedade ocorre principalmente em função de sua vegetação, típica de Cerrado, mas com elementos de Floresta Amazônica no norte e oeste e Caatinga a leste.

Uma das regiões mais ricas em fauna do Tocantins é a região do Cantão, localizada a oeste do estado, nas margens do rio Araguaia, rio do Côco e Javaés, ao norte da Ilha do Bananal. Neste cenário está localizado o Parque Estadual do Cantão, formado por um mosaico de ambientes que variam desde formações florestais sazonalmente alagadas (mata de várzea e igapó) ou secas (mata de torrão), à formações campestres inundáveis (varjão) ou não (cerrado), havendo uma predominância dos ambientes florestais e conseqüentemente prevalência de espécies da flora com distribuição amazônica.

Os estudos de inventário das aves realizado pelo Ornitólogo e professor da Universidade Federal do Tocantins, Renato Torres Pinheiro, identificou mais de 300 espécies, sendo algumas endêmicas e ameaçadas de extinção como o Jacu-de-barriga-vermelha Penelope ochrogaster, o Chororó-tocantinense Cercomacra ferdinandi ou o Cardeal-de-Goiás Paroaria baeri.

Além de ser uma área de relevada importância biológica o Parque Estadual do Cantão tem um grande potencial turístico através da observação de aves, um dos seguimentos do ecoturismo que mais crescem no mundo.

A Prospectiva Brasil se orgulha de atuar neste seguimento e participar do conhecimento e preservação do patrimônio natural do Tocantins.
Marcelo Torres Pinheiro
E-mail: contato@webprospectiva.com
Perfil: Diretor da Prospectiva formou-se em engenharia pela Universidade Federal de Viçosa, possui especialização em Elaboração, Gerenciamento e Avaliação de Projetos Públicos e MBA em Gestão e Política Pública – ambos pela Fundação Getúlio Vargas, atualmente é mestrando em Desenvolvimento Regional pela UFT. Empresário e Consultor, exerceu cargo de gerência em multinacional e foi coordenador de tecnologia do Sebrae.
Marcelo Torres Pinheiro

Copyright © 2006 - 2018 Nova Prospectiva Ltda. Todos direitos reservados

Endereço: Quadra 305 Sul, AV LO 5, LT 25, Palmas/TO, (63) 3215-7635, concursosaofelix2017@gmail.com