Artigos

Monitoria e Avaliação de Projetos

05/03/10 11h00

Projetos e Sistemas Avaliativos

Um bom projeto precede um diagnóstico apropriado, com contextualização coerente, de elaboração precisa e integrada.

Requer definições específicas dos objetivos ao quais se destina, a que ou quem irá atender, para que servirá, de que forma, quando, como, com quanto e em que circunstâncias. Os elementos que fundamentam uma boa proposta requerem um arranjo matricial de parcerias institucionalizadas, públicas e privadas, como também pertencentes ao terceiro setor. Este deve orientar-se por resultados a serem alcançados, sustentados e pautados por indicadores, que servirão de medidores quantitativos e qualitativos destes propósitos.

Além da parte técnica, formal, da elaboração e planejamento, o documento nomeado "projeto" é um instrumento que presta-se ao planejamento e sustenta propósitos de mudanças de certas realidades circunstanciais. Estas intenções também tocam os envolvidos, mechem com o imaginário do beneficiado, criando expectativas diversas. Os técnicos, gestores, voluntários e beneficiados devem comungar compromissos orientados para a positiva mudança e prosperidade.

O acompanhamento e checagem da execução tácita de projetos é uma premissa de salvaguarda ao contratante e ao contratado, assegurando por conseguinte, uma maior probabilidade de êxito de suas propostas, em favor da efetividade dos resultados e da utilização eficiente dos recursos financeiros e econômicos. O investimento na adequada monitoria dos projetos, além de importante estrategicamente, é coerente ao eliminar de forma eficaz o re-trabalho e re-investimentos cumulativos, fazendo valer a melhor utilização dos recursos disponíveis, evitando assim vários dispêndios e desperdícios, muitos dos quais irrecuperáveis.

É necessário analisar:

• Como estão sendo geridos os recursos destinados a projetos sociais ou econômicos?
• Se os resultados alcançados refletem aos anseios esperados?
• Se as prestações de conta dão subsídios suficientes para avaliar metas e resultados?
• Se os indicadores de resultados são confiáveis e expressivos?
• Se o projeto vem alcançando progresso em suas atividades?

Nos da Prospectiva Brasil estamos aptos a auxiliá-los na monitoria e avaliação dos projetos contratados e apoiados por sua instituição, entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.
Marcelo Torres Pinheiro
E-mail: contato@webprospectiva.com
Perfil: Diretor da Prospectiva formou-se em engenharia pela Universidade Federal de Viçosa, possui especialização em Elaboração, Gerenciamento e Avaliação de Projetos Públicos e MBA em Gestão e Política Pública – ambos pela Fundação Getúlio Vargas, atualmente é mestrando em Desenvolvimento Regional pela UFT. Empresário e Consultor, exerceu cargo de gerência em multinacional e foi coordenador de tecnologia do Sebrae.
Marcelo Torres Pinheiro

Copyright © 2006 - 2018 Nova Prospectiva Ltda. Todos direitos reservados

Endereço: Quadra 305 Sul, AV LO 5, LT 25, Palmas/TO, (63) 3215-7635, concursosaofelix2017@gmail.com